Home SINDICATOS PB Neste 25 de abril, SINCONTABIL-PB presta homenagem ao Dia do Profissional da...

Neste 25 de abril, SINCONTABIL-PB presta homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

Laércio Braga, presidente do SINCONTABIL-PB

O SINCONTABIL-PB Sindicato dos Contabilistas no Estado da Paraíba, na pessoa do seu presidente, Laércio Braga, exalta a importância, neste 25 de abril, da passagem do Dia do Profissional da Contabilidade.

“EXALTAMOS A IMPORTÂNCIA DO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE, ALIADA À IMPORTÂNCIA DA PROFISSÃO PARA NOSSO PAÍS. TEMOS A REAL NOÇÃO DE QUE ESSA CATEGORIA TEM UM VALOR PRIMORDIAL AO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA NAÇÃO”, AFIRMOU LAÉRCIO BRAGA, PRESIDENTE DO SINCONTABIL-PB.

História do Dia do Profissional da Contabilidade

“Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”.

O ano era 1926 e, com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia dos profissionais contábeis, o senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios.

Em abril de 2012, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) determinou que o Sistema CFC/CRCs passasse a substituir o termo Contabilista, por Profissional da Contabilidade.

A alteração da terminologia deve-se ao processo de modernização da profissão. A edição da Lei nº 12.249/2010, publicada no dia 14 de junho de 2010, representou um marco nesse processo.

O ofício informava também que “o Plenário do CFC deliberou pela substituição do termo Contabilista por Profissional da Contabilidade, quando houver referência conjunta a Contadores e Técnicos. Esta decisão vem sendo respeitada, inclusive, nos conteúdos das normas editadas pelo CFC”.

OBS.: O termo contabilista é usado para designar o profissional com Bacharelado em Contabilidade ou o Técnico em Contabilidade.