Home SINDICATOS PB SINDEP emite Nota de Repúdio contra concurso realizado pela Prefeitura de Várzea

SINDEP emite Nota de Repúdio contra concurso realizado pela Prefeitura de Várzea

12
0
SHARE

SINDEP Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba, emitiu uma NOTA DE REPÚDIO contra a Prefeitura do Município de Várzea, no Sertão do Estado.

No documento, o SINDEP formaliza “veemente repúdio” contra o edital de concurso público que selecionam Enfermeiras (os) para o Município de Várzea – PB, com oferta de salário considerado “vergonhoso e aviltante” para profissionais que desempenham suas funções diretamente ligada ao ser humano e a manutenção da vida.

LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA DE REPÚDIO DO SINDEP AO MUNICÍPIO DE VÁRZEA:

NOTA DE REPÚDIO MUNICÍPIO DE VÁRZEA/ PB

O Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba – SINDEP, representado pela sua presidente, Milca Rodrigues do Rego, no uso de suas atribuições e prerrogativas conferidas pelo art. 8º, III, da Constituição Federal[1] e no estatuto da entidade, com finalidade primordial de representar a Categoria dos Enfermeiros, vem a público formalizar veemente REPÚDIO contra o edital de concurso público que selecionam Enfermeiras (os) para o Município de Várzea – PB, com a oferta de salário vergonhoso e aviltante para profissionais que desempenham suas funções diretamente ligada ao ser humano e a manutenção da vida.

O profissional Enfermeiro precisa investir constantemente em capacitações e atualizações para o aperfeiçoamento do conhecimento técnico e científico para um desempenho profissional de excelência. O baixo salário oferecido inviabiliza qualquer iniciativa nesse sentido, além de não favorecer as condições ideais para o exercício digno da profissão.

Apesar do piso salarial da (o) Enfermeira (o) ainda se encontrar em fase de análise pelo Governo Federal (PL 459/2015), não se justifica a baixíssima remuneração que está sendo proposta pelo Edital nº 001/2019, do município de Várzea/PB, que estabeleceu o valor de R$ 200,00 por plantão de 24 horas, totalizando o valor mensal inferior ao salário mínimo vigente, o que configura total desrespeito a Categoria dos Enfermeiros e não condizem com a responsabilidade técnica e o compromisso profissional da nossa profissão, exercida nos mais diversos campos de atuação.

Por estas e outras razões, o SINDEP reafirma a sua posição contrária a qualquer proposta salarial que esteja aquém do reconhecimento e da competência técnica do Enfermeiro e apela para os gestores do Município de Várzea revejam a condição salarial   fixada no Edital acima citado e, estabeleça um padrão salarial condizente com a competência técnica e profissional da categoria.

Assim, reafirmamos o nosso compromisso com a dignidade do cuidado ofertado por estes profissionais e defendemos condições mínimas para que a categoria desempenhe sua competência com qualidade e compromisso.

[1] Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

III – ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;

 

ASSESSORIA SINDEP

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.