Home SINDICATOS PB Mensagem do SINDODONTO-PB faz reflexão sobre este 1º de maio, Dia do...

Mensagem do SINDODONTO-PB faz reflexão sobre este 1º de maio, Dia do Trabalhador

436
0

O Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba –SINDODONTO-PB, por meio da sua presidente, Joana Batista Oliveira Lopes, faz uma verdadeira reflexão deste 1º de maio, Dia do Trabalhador. O texto fala sobre reforma trabalhista, a vida dos sindicatos e os graves problemas que o trabalhador brasileiro está enfrentando nos dias atuais.

LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DO TEXTO DO SINDODONTO-PB:

“Nesse 1º de Maio dia internacional do trabalho abraçamos todos os colegas Cirurgiões (ãs) Dentistas.
Qual a reflexão que podemos tirar dessa data? Temos mais motivos para comemorar ou para lamentar?
Então, qual é o panorama do Trabalho hoje no Brasil? O que podemos esperar para os próximos meses, para os próximos anos?
A palavra de ordem é perseverar e confiar a Odontologia é uma das mais belas e atuantes entre as profissões de Saúde.
E assim, ao analisar a atual conjuntura verificamos como foi extremamente agitada a vida dos sindicatos nos meses antecederam o 1° de maio de 2017 e o 1º de maio de 2018. A provação em 10/11/2017 da REFORMA TRABALHISTA – LEI N. 13.467/17 e a discussão de uma reforma previdenciária, divulgação do aumento do número recorde de trabalhadores desempregados, que já ultrapassa os 14 milhões. A agitação dos sindicatos para proteger direitos adquiridos. Elogiada por empresários e criticados por trabalhadores, sindicalistas e especialistas em direito do trabalho, a reforma trabalhista promove um verdadeiro desmonte na legislação que garantia o mínimo de segurança, salubridade e estabilidade ao trabalhador. A nova legislação atende às demandas do mercado que queria poder demitir sem ter que gastar uma fortuna, contratar sem ter que pagar férias de forma integral ou até mesmo diminuir o papel do sindicato nas negociações trabalhistas, para transformar o empregado em escravo.
E, em face dessa realidade, só há duas possibilidades para nós “ CIRURGIÕES DENTISTAS”, perseverar na luta ou esperarmos passivos, quietinhos no nosso lugar na nossa zona de conforto, até que venha alguma solução do Governo ou do Mercado, para sermos levados por ela, ou, nos REINVENTARMOS como profissionais num ambiente cada vez mais competitivo, dinâmico e com novos e maiores desafios. Entre eles o fortalecimento urgente dos sindicatos da profissão para juntos continuarmos o bom combate e enfrentar os planos de saúde que avança na exploração de profissionais recém-formados; união de todas as forças da odontologia na luta contra a desassistência em saúde bucal e em defesa da saúde publica universal e integral através do SUS, combatendo os baixos salários pagos pelos diversos municípios, fortalecendo a luta pelo piso salarial nacional. Alguns passos terão que vencer e a ODONTOLOGIA é e sempre será uma profissão de destaque pela sua necessidade no cuidado dos seres humanos, pois sem saúde bucal não existe saúde.
A Odontologia tem 5 (cinco Profissões Regulamentadas uma de nível superior que são os Cirurgiões Dentistas e 4 (quatro) profissões auxiliares. O Cirurgião-dentista é responsável pela manutenção, prevenção, recuperação e promoção da saúde do complexo buco Maxilo faciais, a atuação desses profissionais está nas diversas especialidades da área que são: odontologia do trabalho, odontologia legal, endodontia, saúde coletiva, ortodontia e ortopedia facial, ortopedia funcional, cirurgia e traumatologia buco-Maxilo-facial, Dentística restauradora, periodontia, prótese dentária, prótese buco-Maxilo-facial, implantodontia, oclusão, Odontopediatria, Odontogeriatria.
Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Hebreus 10:35-36″

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here