Home Mundo Sindical Presidente do SINCONTABIL-PB exalta trajetória de Francisco Leite Duarte e destaca sua...

Presidente do SINCONTABIL-PB exalta trajetória de Francisco Leite Duarte e destaca sua importância para a contabilidade

O presidente do Sindicato dos Contabilistas no Estado da Paraíba (SINCONTABIL-PB), Laércio Braga, exaltou a trajetória do auditor da Receita Federal [agora aposentado] Francisco Leite Duarte. Na sua fala, Laércio destaca a importância do trabalho executado por “Chico Leite”, ao longo dos anos.

“Quero compartilhar com todos que fazem a contabilidade paraibana e exaltar uma trajetória do auditor, que agora está aposentado, Francisco Leite Duarte. O nosso querido Chico foi, e sempre será, uma referência profissional, tanto para a Receita Federal quanto para o mundo contábil. A ele todo meu respeito, admiração, estima e consideração, pelo trabalho empreendido em prol do desenvolvimento da contabilidade e do nosso país. Me congratulo também com a conduta ilibada que Chico Leite sempre conduziu quando exerceu sua vida profissional na Receita Federal”, destacou Laércio Braga, que ainda acrescentou: “Pensa Chico Leite que se aposentou. Agora é que ele vai ter trabalho com a pessoa que ele é, pelo seu dinamismo. É professor, poeta, escritor e operador do direito e não vai parar nem tão cedo”, completou Laércio.

Por ocasião da sua aposentadoria na Receita Federal, Chico Leite deixou a seguinte mensagem:

Adeus, Receita Federal

Nem deu tempo comemorar. Soube no caminho, voltando de Campina Grande, onde fora ministrar aulas na Universidade Estadual. À noite, viajei para Buenos Aires, onde lancei “Esas reticencias llhenas de nada y todo”, na Caburé libros, um evento magnífico.

Foram 39 anos de serviço público: 2 deles, como Agente administrativo (Antigo INPS), 4, como Técnico do Tesouro e 33 como Auditor da Receita Federal do Brasil.

Atuei em muitos setores: Tributação, Arrecadação, Fiscalização, Plantão fiscal e, nos últimos anos, na relatoria de informações em mandados de segurança. Nem vi os anos passarem. Quado dei fé, já tinham caído na vala daquilo que se chama passado.

Fiz muita coisa na Receita Federal. Lembrando as mais visíveis, foram centenas de palestras, treinamentos, cursos para servidores da casa, para contadores, advogados, contribuintes, estudantes.

Para esses últimos, em um manejo colaborativo com universidades, fomos duas vezes Prêmio Nacional de Educação fiscal (2016 e 2019) e Prêmio estadual de Educação (2019), demonstrando o esforço no desenvolvimento da educação fiscal na Receita Federal e no Estado da Paraíba.

Quando o tempo aquietar a mente, irei sentir saudades, agradecê-los, sobremodo: dos amigos ali deixados, dos profissionais que atendi, dos milhares de contribuintes: grandes e pequenos empresários, ou pessoas físicas, sobretudo quando trabalhei no plantão fiscal.

Ponho esses anos para puxarem pela memória. Sim, Chico Leite, você serviu bem ao público, servidor público com orgulho desde os vinte e três anos de idade.

Rabisco essas linhas dentro do avião. João Pessoa ainda dorme. Ponho-me, por dentro, a chorar, um sentimento estranho, ave que perdeu o ninho, por isso precisa reforçar o voo. Pensar no que fazer: continuar ministrando aulas no Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, escrever livros, advogar (talvez), afinal, como diz um dos personagens de um dos meus livros: a vida não é ponto; é reticências.

Francisco Leite Duarte
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil