Home Mundo Sindical Representada por Milca Rêgo, FNE participa de reunião no Fórum Nacional da...

Representada por Milca Rêgo, FNE participa de reunião no Fórum Nacional da Enfermagem para discutir problemas relacionadas ao Piso da Enfermagem

234
0
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou da reunião mensal do Fórum Nacional da Enfermagem com o Ministério da Saúde, em Brasília/DF, representada por sua diretora Milca Rego, que também é presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba (SINDEP).
Durante o encontro do dia 7 de março de 2024, diversos assuntos importantes foram abordados, destacando-se a persistência de problemas relacionados ao Piso Salarial da Enfermagem no Brasil. Apesar dos ‘esforços declarados pelo Ministério da Saúde em resolver tais questões’, por meio da Caravana do Piso, muitos desafios ainda permanecem, como a falta de acesso às informações prestadas pelos entes federativos, o que causa insegurança aos profissionais.
Além disso, foram discutidos assuntos relacionados aos vínculos de trabalho dos enfermeiros, especialmente aqueles que possuem múltiplos vínculos públicos e privados. A Federação levantou preocupações sobre profissionais que não estão recebendo o piso devido a pareceres jurídicos, bem como sobre o atraso no pagamento do retroativo referente a meses anteriores, questões que demandam uma atuação mais efetiva por parte do Ministério da Saúde.
A presença do Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, durante parte da reunião foi destacada, porém, a necessidade de uma participação mais constante da secretaria executiva foi ressaltada pelo Fórum Nacional da Enfermagem.
Outro tema abordado foi a importância da Caravana do Piso da Enfermagem, que tem desempenhado um papel importante no esclarecimento de dúvidas dos gestores sobre o Invest SUS, embora seu calendário dependa do convite dos estados para sua realização.
Ao final da reunião, o representante do Ministério da Saúde reiterou a disponibilidade do órgão federal em colaborar com o fórum.
A FNE continua comprometida em acompanhar de perto essas discussões e em buscar soluções que atendam às necessidades dos enfermeiros em todo o país.
Portal da FNE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here