Home SINDICATOS PB SINDODONTO-PB comemora sucesso do 5º Fórum do Mundo do Trabalho na Odontologia

SINDODONTO-PB comemora sucesso do 5º Fórum do Mundo do Trabalho na Odontologia

183
0

A Diretoria da Federação Nacional dos Odontologistas e do Sindicato dos Odontologistas no Estado da Paraíba filiado à Federação Nacional dos Odontologistas, a FNO, realizou, no último final de semana, a série de palestras e debates do 5º Fórum do Mundo do Trabalho na Odontologia, na IESP Faculdades, em João Pessoa, Paraíba.

Durante a abertura a Mesa foi composta pela Presidente da FNO e do SINDODONTO-PB, Vice-Presidente da Central Sindical do Brasil e Diretora da CNPL  Dra Joana Batista Oliveira; o Presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais Sr. Carlos Alberto Smith de Azevedo; o Presidente da Associações Brasileira de Medicina Orofacil Dr. Francisco  Kayo Motta; o Vice-Presidente da FNO e Presidente do SOEPE, Ailton Coelho de Ataíde Filho  e a Presidente da Sociedade Odontológica de Campina Grande Dra Joaquina Araújo Amorim.

Segundo a presidente da instituição, o objetivo é alertar o categoria sobre a mudança no mercado de trabalho e criar multiplicadores para cada um venha à ser um agente de transformação. Para ela, a reforma trabalhista atingiu de cheio os profissionais liberais.

“Só a organização popular, só a politização do direito de cidadania e a defesa da constituição cidadã pela população é que vai fazer parar o estrago que já foi feito pela reforma trabalhista”, afirmou ela.

A palestra da noite foi conduzida pela Dra. Ziilmara Alencar que é Advogada, Escritora e Consultora Jurídica da CNPL. O tema foi “A PEJOTIZAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO E CONTRATOS INTERMITENTES”.

A advogada Zilmara Alencar trouxe uma linha do tempo no mundo do trabalho, mais especificamente os trabalhadores liberais como os Cirurgiões Dentistas. Para ela, dessa forma, pode observar-se que “os cenários estão cada vez mais complexos, é preciso analisar os direitos, quais são as proteções de trabalho, quais as proteções o trabalhador tem decorrentes da lei e da luta sindical na conquista desses direitos. Alguns marcos como a Terceirização e a Reforma Trabalhista introduziram formas de contratação que são precarizadoras.”

Já o Dr. Francisco  Kayo Motta, considerou de muita importância a palestra da Dra. Zilmara e falou da necessidade de uma divulgação maior de iniciativas como essa que incentivam o profissional à lutar pelos seus direitos.

Sobre esta questão, o Dr. Ailton Coelho, reafirmou a importância do evento num momento como esse com tantas mudanças na Reforma Trabalhista para que os trabalhadores possam lutar à favor dos seus direitos. Além da integração dos estudantes do curso de Odontologia nas questões sindicais e viu o Fórum como forma de abrir esse diálogo.

A Dra. Joaquina, num cenário de tantas perdas de direitos ela vê o Fórum como uma oportunidade de fazer a categoria refletir sobre o momento político e trabalhista.

 

Assessoria SINDODONTO-PB

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here