Home Mundo Sindical Fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Farmacêuticos da Paraíba recebe homenagem...

Fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Farmacêuticos da Paraíba recebe homenagem em Brasília

Representantes farmacêuticos de todo o Brasil, expoentes da Farmácia e autoridades da área estiveram reunidos no último dia 22 de março no Dunia City Hall, em Brasília-DF, por ocasião da  solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico 2024 do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A Comenda do Mérito Farmacêutico foi instituída pelo CFF, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1988. A láurea destaca farmacêuticos e autoridades com histórico de atuação em prol do engrandecimento da profissão.

Paraibano agraciado

No evento, o primeiro presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado da Paraíba, Dr. Haroldo de Figueirêdo Diniz, representou o Estado e foi agraciado com a maior honraria farmacêutica brasileira, pelos seus relevantes serviços prestados à profissão.

“Nós, do SIFEP, só temos de felicitar o professor Haroldo pela Comenda do Mérito Farmacêutico 2024 do Conselho Federal de Farmácia, onde temos a certeza de que, onde o professor estiver, a Paraíba estará bem representada”, destacou Sérgio Luis, vice-presidente do SIFEP.

Durante a outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico, o conselheiro federal de Farmácia pela Paraíba e responsável pela indicação, Dr. João Samuel Meira, acompanhou o presidente do Conselho Federal de Farmácia CFF na entrega da homenagem.

O Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB) esteve representado na cerimônia pelas diretoras Dr.ª Magna Durão (vice-presidente) e Dr.ª Michaelle Santos (secretária-geral) e pelo conselheiro regional Dr. José Ricardo da Silva.

Haroldo de Figueirêdo Diniz

O professor Haroldo de Figueiredo Diniz é farmacêutico, entrando para a história como um dos fundadores e o primeiro presidente do Sindicato dos farmacêuticos no Estado da Paraíba (SIFEP), entidade sindical que até os dias atuais empreende uma luta pelos direitos e prerrogativas da categoria no Estado.

Haroldo de Figueiredo Diniz, graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFMB), é professor adjunto IV aposentado da UFPB e dos Institutos Paraibanos de Educação. Atualmente, exerce função de professor na Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula.

Possui especialização em Anatomia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e aperfeiçoamento em Introdução à Metodologia Científica e à Metodologia do Ensino, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Recebeu, em 2013, o Título de Proficiência em Anatomia, na modalidade Humana, por Notório Saber, concedido pela Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA).

A atuação profissional de Haroldo Diniz inclui cargos como professor, na Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula, professor de Anatomia Humana, no Centro Nordestino de Ensino Superior Ltda, professor na Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat.

Ele também exerceu cargos de suplente da Diretoria na Federação Nacional dos Farmacêuticos, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba (SIFEP), presidente da Associação Profissional dos Farmacêuticos da Paraíba, professor na Sociedade Paraibana de Estudos Psiquiátricos e professor adjunto, diretor e membro de bancas avaliadoras nos Institutos Paraibanos de Educação.