Home Mundo Sindical Presidente da FNO participa em Curitiba do Primeiro Programa SOEPAR: Na Raiz...

Presidente da FNO participa em Curitiba do Primeiro Programa SOEPAR: Na Raiz do Problema

A Presidente da FNOe do SINDODONTO-PB, Dra. Joana Batista, participou, nesta terça-feira (05), do programa SOEPAR: Na Raiz do Problema. O programa, seguiu um debate aberto e franco sobre o tema “Planos Odontológicos”, um assunto bem polêmico e de interesse a todos os Cirurgiões-Dentistas.

As opiniões dos participantes sobre o tema eram divergentes em alguns momentos e por vezes enérgicos, mas ao final todos concordaram que devem haver mudanças.

Os representes das classes odontológicas foram mais enfáticos sobre os valores pagos pelos Planos Odontológicos, sugerindo uma tabela de referência. A tabela indicara foi a da CBHPO – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos, que é assessorada pela FIPE. Outro ponto bastante discutido foi a obrigatoriedade da cobrança da Consulta Odontológica e com valor digno para os CDs. A Dra. Joana Lopes (Presidente da FNO) argumentou bastante sobre ambos.

O Presidente do SOEPAR, Fabiano A. S. de Mello, apresentou dados do faturamento das empresas dos Planos Odontológicos. Ele foi incisivo na questão dos valores pagos para os procedimentos odontológicos pelas operadoras, que não representam um valor mínimo aceitável, com uma matemática que não colabora para um ganho digno para o CD nem para a saúde das pessoas que são atendidos pelos mesmos. O seu argumento foi de que somente o custo mínimo para a realização de uma restauração simples com duração média de 40 minutos seria em torno de R$ 40,00; considerando apenas o tempo de trabalho do CD, sem considerar o custo de material e demais custos para a realização do mesmo. Cálculo baseado no salário mínimo do CD. Dr. Fabiano Mello encerrou o debate lendo algumas perguntas dos internautas.

Dr. Agnaldo Farias (Presidente do CRO-PR e representante do CFO no programa) também foi para o mesmo caminho, sendo enérgico em afirmar que da maneira como os planos operam não é viável e que representa um perigo à saúde das pessoas; que o comportamento das operadoras colabora com uma cadeia de eventos perigosos.

Todos os representantes das classes odontológicas foram unânimes nos argumentos apresentados e que as classes estão mais unidas do que nunca, sendo o diálogo o melhor caminho, mas que se preciso também deverão ir para o embate. Dr. Adalberto Baccarin (Vice-presidente da Uniodonto), foi bastante sensível às reivindicações dos CDs, pois além de diretor de Operadora é Cirurgião-Dentista.
Em breve será disponibilizado o programa na íntegra no Youtube, para que todos tenham acesso e convidamos a todos para o próximo programa que será em janeiro com o tema “Cirurgião-Dentista e o Super Simples”, uma grande oportunidade para debatermos sobre o assunto e sanar as dúvidas dos CDs.

Além da Presidente da FNO, Eetiveram presentes no programa:

– Dr. Fabiano Augusto Sfier de Mello – Presidente do SOEPAR
– Dr. Aguinaldo Coelho de Farias – Presidente do CRO-PR e Representante do CFO